Receita fiscal cresce 6% até Maio - TVI

Receita fiscal cresce 6% até Maio

Dinheiro [arquivo]

Secretário de Estado diz que 1.300 empresas serão afectadas pela sobretaxa aplicada ao IRC,de 2,5% para lucros superiores a dois milhões

Relacionados
O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais indicou esta quinta-feira que a receita fiscal cresceu cerca de seis por cento nos primeiros cinco meses do ano, citando números praticamente fechados da execução orçamental de Maio.

Sérgio Vasques, que falava no Parlamento durante uma interpelação ao Governo pedida pelo CDS-PP (sobre política fiscal), indicou que «entre Janeiro e Maio, com dados quase fechados, a receita fiscal cresceu nada menos do que seis por cento».

O governante acrescentou, citado pela Lusa, que dentro da receita, a receita com IRC terá crescido 13%, a receita com IVA cerca de 18% e a com Imposto sobre Veículos (ISV) cerca de 19%, em comparação com igual período de 2009.

Adiantando dados relativos à execução orçamental de Janeiro a Maio, ainda não divulgados pela Direcção Geral do Orçamento, Sérgio Vasques apontou ainda que o Imposto sobre o Tabaco terá crescido também para perto do dobro.

Na sua resposta à intervenção do líder do CDS-PP, Paulo Portas, que iniciou o debate, o secretário de Estado enumerou ainda as várias medidas tomadas pelo Governo em sede de Orçamento do Estado e de Programa de Estabilidade e Crescimento, apontando que cerca de 1.300 empresas serão afectadas pela sobretaxa aplicada ao IRC, de 2,5% para lucros superiores a dois milhões de euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados