Espanha solicita formalmente resgate para a banca - TVI

Espanha solicita formalmente resgate para a banca

Mariano Rajoy

Documento não diz qual é o montante da ajuda

Relacionados
O Governo espanhol informou esta segunda-feira que já enviou para o Eurogrupo uma carta a pedir ajuda para recapitalizar a banca. No documento não é quantificado o montante do auxílio, avança o «El País».

A confirmação - feita pelo ministério da Economia madrileno - dita o arranque das negociações. O objetivo tanto nas condições como no contexto do resgate em si é evitar que o empréstimo à banca afete o mercado de dívida soberana, o que pode pôr em risco os esforços do governo espanhol de continuar o seu programa de austeridade e reformas.

A carta em questão esclarece que o pedido de ajuda se destina à recapitalização das entidades financeiras que o solicitem.

Madrid já tinha anunciado que deveria precisar de 62 mil milhões de euros mas Bruxelas mostrou-se disponível para avançar com 100 mil milhões de euros. Ainda assim, o valor global do auxílio só deverá ser conhecido depois de finalizarem as negociações sobre as condições do empréstimo.

Os detalhes ficarão estabelecidos num memorando de entendimento que se espera que esteja pronto na próxima reunião do Eurogrupo de 9 de julho.

A ajuda será avançada pelo Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF) e depois pelo Mecanismo de Estabilidade Europeu (MEE), que deverá entrar em vigor a 1 de julho.

Esta, aliás, continua a ser uma questão em «aberto» de acordo com as declarações aos jornalistas feitas esta segunda-feira pelo ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol.
Continue a ler esta notícia

Relacionados