Eurogrupo: Espanha «vende-se» caro - TVI

Eurogrupo: Espanha «vende-se» caro

Madrid faz «uso» do peso da sua economia, para adiar pedido, mas Alemanha já dá mostras de impaciência

Relacionados
Reunidos no Luxembro, os ministros das finanças da Zona Euro ainda esperam o pedido formal de Espanha para a ajuda financeira ao setor bancário. O ministro espanhol já veio dizer que o pedido só será feito nos próximos dias e Wolfgand Schauble, à entrada da reunião, aproveitou para dizer que o «Eurogrupo reagirá prontamente».

Antes do encontro, também o ministro espanhol da Economia, garantiu que o país apresentará nos «próximos dias» o pedido formal para o empréstimo europeu de cerca de 100 mil milhões de euros para a recapitalização do setor bancário. Trata-se somente, frisou, de uma «mera formalidade».

Entretanto, as auditorias às necessidades de capital da banca, divulgadas esta quinta-feira, revelaram que Espanha precisa de um resgate até 62 mil milhões de euros.

A verdade é que a Alemanha vai demonstrando alguns sinais de impaciência e o governo espanhol tem recebido algumas críticas pela maneira como está a gerir o processo. O ministro das Finanças irlandês foi mais longe nas apreciações e avisou que se «Espanha tivesse pedido [o resgate] no fim-de-semana em que o acordo foi feito, e tivesse quantificado as suas necessidades, isso teria acalmado as preocupações do mercado».

Espanha parece que «tenta vender cara a pele», usando o peso da sua economia para tentar que este acordo não agrave as contas públicas do país.
Continue a ler esta notícia

Relacionados