Gaspar: Portugal está no bom caminho e vai cumprir défice de 4,5% - TVI

Gaspar: Portugal está no bom caminho e vai cumprir défice de 4,5%

Vítor Gaspar (foto Lusa)

Ministro diz que recuperação económica deverá começar em 2013, ano em que o governante estima que o país possa voltar aos mercados

Relacionados
O ministro das Finanças, Vitor Gaspar, disse esta terça-feira que o programa de ajuda externa está no bom caminho e que Portugal irá cumprir a meta do défice de 4,5 por cento este ano.

«Acreditamos que estamos no bom caminho» para cumprir a meta do défice e «o nosso objetivo é conseguir alcançar um ajustamento estrutural muito acima do previsto», disse Vitor Gaspar numa conferência em Genebra, citado pela agência de informação financeira Bloomberg.

O ministro realçou que a recuperação económica em Portugal, embora lenta, deverá começar em 2013, ano em que o governante estima que o país possa voltar aos mercados.

«Estamos fortemente empenhados na aplicação de reformas estruturais», sublinhou Vitor Gaspar, acrescentando que «a economia portuguesa está a salvo das incertezas dos mercados de dívida».

A Lusa acrescenta que Vitor Gaspar falou também sobre a banca, repetindo o que havia dito na segunda-feira, dia em que foram conhecidos os resultados da quarta avaliação da troika a Portugal.

Numa altura em que os bancos estão «limitados» na sua capacidade de realizar funções financeiras, os aumentos de capital, «associados às medidas de cedência de liquidez do Banco Central Europeu, melhoram as perspetivas de financiamento da economia», referiu.

A quarta revisão do programa de assistência a Portugal foi positiva e a troika aprovou a transferência de mais uma tranche de quatro mil milhões de euros. Contudo, e apesar de considerar que o programa está «no bom caminho», pediu mais medidas para flexibilizar o mercado de trabalho.
Continue a ler esta notícia

Relacionados