Opinião: «Pedir mais tempo à troika é mau» para Portugal - TVI

Opinião: «Pedir mais tempo à troika é mau» para Portugal

«Mais tempo» significa «mais dinheiro» e dinheiro que «o país não tem». João Salgueiro defende, antes, «mais medidas para ser mais eficiente»

Pedir mais tempo para cumprir o programa de resgate «é mau» porque vai obrigar ao pagamento de «mais juros» e «mais dívida». A opinião é do economista João Salgueiro, que acredita que, se o país pedir mais tempo, vai «gastar o dinheiro que não tem e convencer os outros países que ainda não se pode investir em Portugal».

Para João Salgueiro, que falava aos jornalistas na apresentação do relatório global do World Economic Forum em Lisboa, o que está em cima da mesa «não é uma questão de mais austeridade», mas de «mais resultados».

«Quando se prepara uma equipa para a competição, não se diz que têm de fazer mais sacrifícios, diz-se que têm de treinar melhor para ter mais sucesso», disse o ex-presidente da Associação Portuguesa de Bancos, citado pela Lusa.

Para João Salgueiro, o país deveria estar a tomar «mais medidas para ser mais eficiente» como «uma fiscalidade mais amigável, uma justiça que decidisse depressa e bem e um ensino profissional com profissões que fossem necessárias e não fantasias de cursos».

O antigo ministro das Finanças, do governo de Pinto Balsemão, adiantou ser «uma pena» que a meta do défice público de 4,5 por cento para este ano não seja cumprida, porque «ganhávamos todos», e acrescentou que as decisões têm de ser tomadas rapidamente.

«As pessoas ainda querem subsídios do Estado para manter a economia viva e não vai ser possível».

Questionado se existe espaço para mais austeridade, João Salgueiro afirmou que sim, mas que seria «um desastre».

Quem também é «contra» o alargamento dos prazos é Miguel Beleza, que defende uma suavização das metas do défice para este ano e para o próximo.
Continue a ler esta notícia