Berlusconi vai demitir-se - TVI

Berlusconi vai demitir-se

Primeiro-ministro italiano aceita abandonar Governo depois de aprovadas medidas exigidas pela UE

Relacionados
Silvio Berlusconi vai demitir-se após a aprovação no Parlamento das medidas orçamentais e das reformas económicas exigidas pela União Europeia para evitar o contágio da crise do euro, anunciou esta terça-feira a presidência da República.

Após a adopção das medidas, «o primeiro-ministro colocará o cargo à disposição do Chefe de Estado que procederá a consultas» com os partidos políticos para a formação de um novo Governo, refere um comunicado divulgado pelo Quirinal, sede da presidência.

Berlusconi reuniu-se hoje durante uma hora com o presidente italiano , Giorgio Napolitano, depois de ter perdido a maioria absoluta numa votação parlamentar.

Já antes, o comissário europeu dos Assuntos Económicos, Olli Rehn, definia a situação económica italiana como «muito preocupante», garantindo que a União Europeia (UE) irá ajudar o país a enfrentar as «muito significativas pressões dos mercados».

«Queremos ajudar a Itália», declarou o comissário, lembrando que na quarta-feira a Comissão Europeia enviará uma missão técnica a Milão com o objectivo de assegurar que o país toma as medidas a que se comprometeu recentemente, e que visam o crescimento económico e a criação de emprego.

A votação das medidas está prevista para a próxima semana.
Continue a ler esta notícia

Relacionados