Ajuda externa: Irlanda é caso de sucesso - TVI

Ajuda externa: Irlanda é caso de sucesso

Olli Rehn, comissário europeu para os Assuntos Económicos

Juncker e Rehn sublinham que caso irlandês deve ser exemplo para restantes países

O presidente do Eurogrupo e o comissário europeu dos Assuntos Económicos defenderam esta terça-feira em Bruxelas que o programa de assistência financeira à Irlanda prova que estes programas podem resultar e deve ser um exemplo para os restantes países.

Falando no final de uma reunião dos ministros das Finanças da Zona Euro, Jean-Claude Juncker e Olli Rehn enalteceram a forma como a Irlanda tem vindo a realizar o seu programa, numa altura em que este está a completar o seu primeiro aniversário, e os 17 decidiram hoje mesmo aprovar o desembolso da quarta tranche de ajuda, dado Dublin estar a adotar as reformas com que se comprometeu.

«A Irlanda está claramente a provar que se combinarmos solidariedade e solidez, os nossos programas são bem sucedidos. O caso irlandês está a provar que a politica implementada pelo Eurogrupo pode produzir os sucessos esperados, se toda a gente estiver a cumprir a sua parte», disse o presidente do Eurogrupo, Juncker.

Também o comissário Rehn sublinhou que, «apesar dos desafios que subsistem, a Irlanda está a recuperar e o programa está no bom caminho», sendo por isso «uma referência para outros casos».

Numa reunião durante a qual os 17 também deram finalmente «luz verde» ao desembolso da sexta tranche de ajuda à Grécia, por se darem satisfeitos com os compromissos feitos, por escrito, quer pelo governo quer pelas principais forças políticas, Portugal foi o único país sob programa de assistência cuja situação não foi abordada hoje.

Portugal esteve representado na reunião pelo ministro Vítor Gaspar, que uma vez mais não prestou declarações aos jornalistas em Bruxelas.
Continue a ler esta notícia