Itália «tem de provar» que merece confiança - TVI

Itália «tem de provar» que merece confiança

Juncker diz que é preciso implementar medidas

A Itália «tem de provar» que merece a confiança dos seus parceiros do euro, disse esta quarta-feira em Lisboa o presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker.

«Não basta anunciar, é preciso implementar medidas», disse Juncker, que também é primeiro-ministro luxemburguês, durante uma conferência de imprensa conjunta com o chefe do Governo português, Pedro Passos Coelho.

Os juros das obrigações italianas no mercado secundário atingiram esta quarta-feira níveis recorde, depois de o primeiro-ministro Sílvio Berlusconi ter anunciado a sua intenção de abandonar o Governo.

Questionado pelos jornalistas sobre a possibilidade de a Itália precisar de um plano de resgate semelhante ao de Portugal ou da Grécia, Juncker escusou-se a responder.

«É complicado dar já resposta a isso, porque as coisas mudaram muito em Itália desde ontem [terça-feira], temos de esperar pelo próximo Governo», disse o presidente do Eurogrupo.

No entanto, acrescentou Juncker, o próximo Executivo de Roma «terá de cumprir os compromissos» orçamentais assumidos numa carta «que o primeiro-ministro Berlusconi enviou ao Conselho Europeu» no final de Outubro.
Continue a ler esta notícia