O lucro da Sonae atingiu os oito milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, montante que não é comparável com o resultado líquido de igual período do ano passado, segundo o grupo que é dono dos hipermercados Continente.
No primeiro trimestre do ano passado, o lucro ascendeu a 30 milhões de euros e incluía itens não recorrentes de 62 milhões de euros, lê-se no comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
O resultado líquido atribuível aos acionistas ascendeu a oito milhões de euros, beneficiando do crescimento das vendas de todos os negócios e da melhoria da rentabilidade operacional, bem como dos menores custos financeiros decorrentes do reconhecimento da forte estrutura de capital".
O administrador da Sonae Luís Reis mostrou-se entretanto satisfeito com os resultados. "São um muito bom arranque do ano" e destacou a presença das marcas de retalho em 90 países, que considerou, em declarações à Lusa, um "feito bastante assinalável".
No primeiro trimestre deste ano, o volume de negócios da Sonae subiu 6% para 1.278 milhões de euros e o EBITDA (resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações), que corresponde à rentabilidade dos negócios totalmente controlados pelo grupo, cresceu 12,7% para 49 milhões de euros.
O crescimento de 6% das vendas no primeiro trimestre, que normalmente é o período mais fraco e que este ano, relativamente a igual período de 2016, não incluiu o fim de semana da Páscoa, e o aumento da rentabilidade operacional.
No final de março, as marcas de retalho da Sonae chegaram a 90 países, o que "é muito relevante" e representa "um feito bastante assinalável", sublinhou o mesmo responsável.
Ainda há muito espaço para crescer, quer no alargamento de geografias, quer no aumento das vendas dentro dos países" onde o grupo está presente.
Luís Reis destacou também "a aposta contínua na área da saúde e bem estar", com a conclusão hoje das compras da BRIO e Go Natural, onde a Sonae "quer continuar a aumentar a oferta". "Esta aposta na área da saúde e bem estar vai ser ainda mais reforçada", prometeu.
O administrador destacou também o Cartão Universo do grupo, lançado há ano e meio, que conta com 460.000 ativos, considerando que será "o único cartão de crédito de marca única existente em Portugal a ter uma adesão crescente".
Nos primeiros três meses do ano, a Sonae criou mais de 1.500 postos de trabalho, muitos deles resultantes da "integração de algumas empresas.
Não se pode crescer em vendas, rentabilidade e investimento sem contratar pessoas".
As ações da Sonae caíram hoje quase 0,9% para os 92 cêntimos. Veremos como reagirão, amanhã, a estes resultados.