Bruxelas investiga especulação nos mercados - TVI

Bruxelas investiga especulação nos mercados

Bolsa

UE procura eventuais práticas de especulação, sobretudo nos mercados da dívida portuguesa e espanhola

Relacionados
A União Europeia está a investigar eventuais práticas de especulação nos mercados financeiros, principalmente nos mercados da dívida portuguesa e espanhola, revelou esta segunda-feira o porta-voz da Comissão Europeia, Amadeu Altafaj.

«Há trabalho em curso dentro da Comissão Europeia relativamente a estes desenvolvimentos, especialmente nos últimos dias», disse o porta-voz da Comissão, numa conferência de imprensa em Bruxelas.

«Não posso revelar mais pormenores sobre este tema nesta altura, mas estamos a fazer o que é necessário para clarificar alguns desenvolvimentos nos mercados».

«Não quero exagerar o papel destes mercados nem demonizá-los», conclui a fonte oficial da Comissão Europeia.

Depois do anúncio da disponibilidade de um plano de apoio à Zona Euro, no valor de 750 mil milhões de euros, pela União Europeia e pelo Fundo Monetário Internacional, as bolsas europeias subiram, com destaque para a portuguesa e a espanhola, que bateram hoje máximos de sempre, atingindo crescimentos a dois dígitos.

A esta hora, o principal índice nacional, o PSI 20, sobe 10,04%.

A confiança dos investidores revelou-se também na descida da taxa de juro exigida para comprar dívida pública portuguesa, que desceu, esta manhã, para os 241 pontos base, depois de ter ultrapassado os 400 pontos, na sexta-feira.
Continue a ler esta notícia

Relacionados