Barroso diz que Sócrates violou a lei - TVI

Barroso diz que Sócrates violou a lei

José Sócrates (LUSA)

Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, diz que posição contra uso da «golden share» é apenas uma questão jurídica

Relacionados
O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, disse esta quarta-feira que a oposição do executivo comunitário à «golden share» detida pela Estado português na Portugal Telecom é uma questão apenas jurídica.

Veja aqui as declarações de Barroso

«Para nós é uma questão puramente jurídica, não é uma questão política e muito menos uma questão ideológica», declarou Durão Barroso quando questionado pelo correspondente da TVI em Bruxelas. O responsável respondeu assim às recentes críticas de José Sócrates, que acusou a Comissão Europeia de manter nesta matéria «posições ideológicas ultraliberais».

Sócrates decidido a usar «golden share» em caso de OPA à PT

Durão Barroso reitera que as «acções douradas» violam o direito comunitário. «Uma golden share é contra o direito comunitário porque viola o tratado no que diz respeito ao princípio da não descriminação e também ao princípio de liberdade de circulação dos capitais».

Ex-ministro de Lula da Silva defende entrada da PT na Oi

O presidente da Comissão Europeia defende assim o uso das golden-share em «casos absolutamente excepcionais, em casos de força maior».

Barroso lembrou ainda que na quinta-feira será conhecida a sentença do Tribunal de Justiça da União Europeia sobre o caso concreto da PT, na sequência da queixa apresentada por Bruxelas em 2005 contra o Estado português. O presidente da Comissão Europeia garantiu que «a Comissão vai aplicar a decisão» do tribunal, qualquer que ela seja, porque é dever de Bruxelas «fazer aplicar o direito comunitário».
Continue a ler esta notícia

Relacionados