Sócrates decidido a usar «golden share» em caso de OPA à PT - TVI

Sócrates decidido a usar «golden share» em caso de OPA à PT

José Sócrates

Tribunal Europeu vai anunciar na quinta-feira se a «golden share» que o Estado tem na PT é legal ou não

Relacionados
O Governo poderá voltar a usar a «golden share» caso a Telefónica lance uma OPA sobre a PT, independentemente da decisão do Tribunal Europeu. De acordo com fontes próximas do processo, citadas pela Antena 1, Sócrates está decidido a usar novamente as «acções douradas», caso a Vivo não seja vendida, e a Telefónica lance uma OPA sobre a operadora portuguesa.

A possibilidade de uma OPA hostil sobre a Portugal Telecom tem sido avançada nos últimos dias pelos analistas.

Note-se que o Tribunal Europeu vai anunciar na quinta-feira se a «golden share» que o Estado tem na PT é legal ou não, a qual serviu para vetar a venda da Vivo à Telefónica.

Na terça-feira, Ricardo Salgado, presidente do BES, disse que é a favor do uso da «golden share» em caso de uma OPA da Telefónica sobre a PT.

Sócrates condena atitudes próprias de Pilatos

Na terça-feira o primeiro-ministro voltou a pronunciar-se sobre o uso da «golden share». José Sócrates diz que «o Estado Português votou contra porque defendeu os interesses nacionais, não se envergonha de defender o interesse geral-e essa é a nossa obrigação. Uma coisa nunca faremos que é agir como Pilatos lavando as mãos e dizendo: sim o negócio é mau mas pode-se fazer; sim, a «golden-share» existe, mas não deve ser usada. Isso connosco nunca: ou sim ou sopas».

Já o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, mostrou-se contra a utilização da «golden share», dizendo que a utilização da acções em causa dão uma «má imagem» ao país.

Saiba tudo sobre o tema

PT/Vivo: Sócrates condena atitudes «próprias de Pilatos»

«Uso da golden share é má para imagem do país»

Europa «convive mal» com utilização da «golden share»
Continue a ler esta notícia

Relacionados