Bolsa arranca a ganhar sem o Banif. Quem entra? - TVI

Bolsa arranca a ganhar sem o Banif. Quem entra?

Ricardo Salgado

Espírito Santo Financial Group é o novo membro do PSI20

Relacionados
O PSI20 arrancou esta manhã sem os títulos do Banif, que saíram apenas um ano depois de terem entrado no principal índice da Bolsa de Lisboa. Para o lugar do Banif entra o Espírito Santo Financial Group (ESFG) nesta que é a revisão anual do índice.

A bolsa nacional iniciou a sessão a ganhar 0,16% para os 5.581,29 pontos e as ações do ESFG inalteradas a valer 5,6 euros.

O ESFG é a holding que detém o banco BES, o grupo segurador Tranquilidade e a Espírito Santo Saúde. Está cotado nas bolsas do Luxemburgo, Londres e Lisboa, em que fechou na última sexta-feira nos 5,60 euros, numa desvalorização acumulada de 61% face ao mesmo dia do ano passado.

Para a entrada do ESFG sai o Banif do principal patamar da praça lisboeta, regressando ao índice geral apenas um ano depois de ter sido promovido a negociar com os principais títulos da bolsa portuguesa. Neste ano, as ações do Banif perderam mais de 65%, integrando a onda de desvalorizações que atingiu o setor bancário, fixando-se na sexta-feira nos 0,29 euros.

O banco, que esta semana vai eleger em assembleia-geral Jorge Tomé (ex-administrador da Caixa Geral de Depósitos) como presidente executivo e o ex-ministro Luís Amado como chairman, teve em 2011 um ano marcado pela baixa liquidez.

Apesar desta troca, no entanto, os analistas contactados pela Lusa consideram que a entrada do ESFG também terá pouco impacto no PSI20, tendo em conta «o peso relativo muito baixo do constituinte na composição do índice», a «fraca liquidez» e o facto de haver uma «sobreposição com o [título] BES».
Continue a ler esta notícia

Relacionados