Bolsas disparam com aprovação de austeridade na Grécia - TVI

Bolsas disparam com aprovação de austeridade na Grécia

Mercados

Respirar de alívio chega também ao mercado secundário com juros da dívida a recuarem

Relacionados
Os mercados estão finalmente a dar tréguas. As bolsas europeias seguem a negociar em forte alta e Lisboa não é excepção, depois de a Grécia ter aprovado esta tarde o novo plano de austeridade, essencial para desbloquear a quinta «tranche» da ajuda externa e impedir que Atenas entre na bancarrota.

O principal índice em Atenas sobe 0,89%, Londres ganha 1,13%, Paris trepa 1,55%, Frankfurt valoriza 1,47% e Madrid dispara 2,06%. Em Lisboa, o PSI20 avança 1,98%.

Por cá, a animar está sobretudo o sector financeiro. O BPI escala 4,78% para os 0,98 euros, o BES soma 2,71% para os 2,49 euros e o BCP - mais exposto à crise da dívida grega - progride 1,81% para os 0,39 euros. Os restantes pesos pesados (PT e EDP) também impulsionam, numa sessão em que todas as 20 empresas cotadas seguem a transaccionar no verde.

O respirar de alívio chega também ao mercado secundário, com os juros das Obrigações do Tesouro em Portugal, Irlanda e Grécia a recuarem, depois dos máximos históricos recentes.

No Parlamento grego, 155 deputados votaram a favor, 138 votaram contra aquele que é já o quinto plano de austeridade dos últimos doze meses.

As medidas, que constam em mais impostos e uma aceleração das privatizações, vão permitir ao Governo de Georgios Papandreou poupar 28,4 mil milhões de euros até 2015.
Continue a ler esta notícia

Relacionados