Bolsas em queda no rescaldo do Eurogrupo - TVI

Bolsas em queda no rescaldo do Eurogrupo

Mercados

PSI20 perdia 0,2 por cento

Relacionados
As bolsas europeias seguiam no vermelho, depois dos ministros das Finanças da Zona Euro terem recusado aprovar um segundo programa de apoio à Grécia até que várias medidas estejam satisfeitas.

Nos primeiros minutos de negociação, o Eurostoxx 50 seguia a perder 1,00 por cento, para 2.527,08 pontos, com as principais praças a oscilarem entre as perdas de 0,9 por cento de Madrid e a de 0,49 por cento de Londres.

Em terreno negativo seguiam também Paris (0,53 por cento), Frankfurt (0,89 por cento) e Milão (0,54 por cento).

Lisboa acompanhava a tendência das congéneres europeias, com uma queda de 0,2 por cento.

Entre as condições apontadas pelo Eurogrupo para viabilização do novo pacote de ajuda, o parlamento grego tem de aprovar, no domingo, o plano de austeridade em relação ao qual os partidos políticos gregos e os representantes dos credores públicos da Grécia chegaram a um acordo de princípio ao início do dia de quinta-feira.

Além disso, o governo grego vai ter de encontrar, no orçamento de 2012, «poupanças suplementares no valor de 325 milhões de euros», o que tem de acontecer «até quarta-feira».

Finalmente, a área do euro exige que os partidos da coligação no poder em Atenas dêem «fortes garantias públicas» do seu apoio ao plano de austeridade.

A Grécia inicia esta sexta-feira uma greve de 48 horas em protesto contra as novas medidas de austeridade acordadas entre o Governo e a troika.

Do outro lado do Atlântico, os EUA divulgam hoje os dados sobre a balança comercial até Dezembro.

O euro abriu hoje em baixa no mercado de divisas de Frankfurt e trocava-se a 1,3255 dólares, enquanto o barril de Brent para entrega em Março cotava nos 118,09 dólares, menos 0,5 dólares do que na última sessão.
Continue a ler esta notícia

Relacionados