Corte de rating grego penaliza dívida nacional - TVI

Corte de rating grego penaliza dívida nacional

Espanha, Irlanda também se ressentem

Relacionados
A Moody¿s cortou esta segunda-feira a classificação da dívida grega em quatro níveis para junk. Os reflexos no mercado da dívida não se fizeram esperar. As obrigações alemãs estão a subir, à medida que os investidores procuram os produtos mais seguros, enquanto que as portuguesas, espanholas, gregas e irlandesas caem.

Moody`s corta «rating» da Grécia para «lixo»

O yield das obrigações portuguesas a 10 anos estava nos 5,22%, mais de 250 pontos acima dos 2,62% registados pelas obrigações alemãs, referência do mercado europeu.

Veja aqui o comentário na TVI

Os analistas citados pela Bloomberg reconhecem que este mercado se oriente muito em «sentimentos», mas avisam que a reacção à notícia só não será mais visível por causa do programa de compra de dívida pública que o Banco Central Europeu (BCE) tem em curso.

Bolsas também acolhem mal a notícia

O BCE aumentou as suas compras de dívida pública na semana passada. Na quinta semana do programa, adquiriu 6,5 mil milhões de euros. Na quarta tinham sido 5,5 mil milhões e na terceira 8,5.

Os yields das obrigações alemãs desceram seis pontos base para 2,59%. As obrigações a dois anos também viram os yields descer dois pontos base para 0,48%.

No caso das obrigações espanholas a 10 anos, das mais penalizadas, o spreads face ao que pagam as obrigações alemãs atingiu um novo recorde nos 208,5 pontos base na abertura. A rentabilidade das obrigações espanholas alcançou os 4,684%, o máximo desde Outubro de 2008.

Já o prémio exigido pelos investidores para comprarem dívida grega a dez anos em vez da alemã aumentou 28 pontos base para 598. Também no caso da dívida irlandesa se deu um aumento de 19 pontos base para 283 pontos base. A espanhola registou um aumento de cinco pontos base para 209.
Continue a ler esta notícia

Relacionados