EDP estima crescimento de receitas no Brasil de 10% ao ano - TVI

EDP estima crescimento de receitas no Brasil de 10% ao ano

António Mexia

Eléctrica admite comprar gás no Brasil para construir centrais de ciclo combinado

Relacionados
A EDP espera que as receitas do Brasil cresçam cerca de 10% em cada um dos próximos três anos com os investimentos nos projectos de energia térmica, eólica e hídrica.

De acordo com o presidente da eléctrica, a central a carvão no Ceará, no valor de 800 milhões de euros, que está a ser construída vai estar pronta no final de 2011.

Em entrevista em Nova Iorque, António Mexia, citado pela Bloomberg, adiantou ainda que o parque eólico de 100 milhoes de dólares Tramandai, no Estado do Rio Grande do Sul, vai estar acabada já no final deste ano.

Para o responsável, a EDP está numa melhor posição para crescer no Brasil do que outras empresas europeias do sector, porque ali os projectos são mais atractivos do que nos EUA. Cerca de 18% dos resultados (EBITDA) da EDP provêm deste mercado, uma exposição maior do que os seus rivais, sublinhou.

«Os projectos nos EUA estão sujeitos a procura mais baixa, preços de energia mais baixos e regulação lenta», acrescentou Mexia.

No longo prazo, a EDP admite comprar gás natural a companhias como a brasileira Petróleo Brasileiro, o que permitiria à eléctrica nacional construir centrais de ciclo combinado no Brasil. «O focus principal da empresa é na geração e não na distribuição de energia», destacou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados