Espanha vende três mil milhões de dívida, mas com juros mais altos - TVI

Espanha vende três mil milhões de dívida, mas com juros mais altos

Bolsa

Procura foi elevada, mas juros tocaram o valor mais elevado desde Junho de 2008

Relacionados
Espanha passou no primeiro grande teste do ano. O Tesouro Público espanhol conseguiu vender esta quinta-feira, em leilão, 2.999,8 milhões de euros em obrigações a cinco anos, com procura a superar o dobro da oferta, mas com juros de 4,590 por cento, o valor mais elevado desde Junho de 2008.

Os juros, que ficaram acima dos 3,601 por cento registados no leilão anterior, são, no entanto, mais baixos do que os verificados nos mercados secundários.

Esta quinta-feira, os juros da dívida pública espanhola nos mercados secundários rondam agora os 5,40%, depois de terem tocado os 5,53%, o máximo do dia.

Leilão de dívida italiano também foi «um sucesso»

Este valor representa uma subida ligeira (de 91 pontos base) em relação ao fecho de ontem, o que significa que os investidores estão agora mais confiantes na capacidade dos governos da Zona Euro em combater a crise do défice da região.

Prova disso mesmo é também a reacção positiva dos mercados bolsistas: o principal índice, o Ibex35, está a manter os ganhos, crescendo já 2 por cento.

Também o facto de Portugal ter vendido ontem Obrigações do Tesouro, num leilão bem-sucedido, ajudou a acalmar os mercados internacionais. Portugal e Espanha são considerados os países com maior risco de serem alvo de um resgate da Europa/FMI, a seguir as pisadas da Grécia e da Irlanda.

Espanha recebe delegação europeia para a crise
Continue a ler esta notícia

Relacionados