Euribor a seis meses cai há cinco dias consecutivos - TVI

Euribor a seis meses cai há cinco dias consecutivos

Casa

Indexante mais comum nos créditos habitação fixa agora nos 1,396 por cento

As taxas Euribor voltaram a cair em todos os prazos, com destaque para os seis meses em que recuam pelo quinto dia consecutivo, segundo o fixing diário da Federação Europeia de Bancos.

A taxa a três meses, utilizada como o principal indexante do crédito às empresas, caiu 0,008 pontos percentuais para 1,396 por cento.

A doze 12 meses, a taxa deslizou 0,010 pontos percentuais para 1,976 por cento, enquanto que a três meses, a taxa usada como referencial para o crédito às empresas, quebrou 0,012 pontos percentuais, para 1,648 por cento.

As taxas Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de bancos está disposto a emprestar dinheiro no mercado interbancário.

A desconfiança dos bancos no mercado interbancário levou esta terça-feira a que as instituições financeiras depositassem, à taxa de juro de 0,25 por cento, 411.813 milhões de euros em fundos de que não necessitam, nesta altura, no Banco Central Europeu (BCE), num valor tido como um máximo desde a criação do euro.

Estes dados demonstram que há liquidez no sistema nesta fase, mas os bancos estão reticentes em emprestar dinheiro entre si, preferindo a segurança junto do BCE em detrimento da rentabilidade auferida e do risco.
Continue a ler esta notícia