Fundos de investimento perdem quase 600 milhões em Maio - TVI

Fundos de investimento perdem quase 600 milhões em Maio

Euro

Os fundos de acções nacionais fecharam o mês com menos dinheiro sob gestão

Relacionados
Os portugueses retiraram em Maio 1.012,3 milhões de euros dos fundos de investimento, tendo subscrito apenas 419,5 milhões de euros. Contas feitas, o saldo é negativo em 592,9 milhões de euros só no mês em análise. Mas cruzando as saídas e as subscrições acumuladas desde o início do ano, os fundos perderam 946,4 milhões de euros em termos líquidos, nos primeiros cinco meses do ano.

De acordo com o relatório divulgado esta quarta-feira pela Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios (APFIPP), o valor dos activos sob gestão atingiu 16,12 mil milhões de euros, menos 4,7% face ao mês anterior.

Os fundos de tesouraria euro voltaram a liderar o volume de saídas, com uma perda líquida de 284,8 milhões de euros em Maio e outra acumulada de 898 milhões este ano.

Por seu lado, os fundos de mercado monetário euro registaram um saldo positivo de 1,1 milhões de euros, beneficiando do menor risco que apresentam nesta fase de turbulência.

Os fundos de acções nacionais fecharam o mês com menos dinheiro sob gestão, tendo perdido 2,1 milhões de euros em Maio. Nos primeiros cinco meses do ano já perderam 4,4 milhões de euros.

Analisando os números por sociedades gestoras, a Caixagest continua a deter a maior quota de mercado, com 23,1% do total, seguida pelo Santander Asset Management, com 18,2%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados