Grécia causa caos nas bolsas da Europa - TVI

Grécia causa caos nas bolsas da Europa

Risco das dívidas europeias dispara

Relacionados
O corte de rating grego por parte da agência Moody's causou o caos nas bolsas europeias, numa sessão que já não estava a correr bem.

Os investidores estavam já enervados com as notícias de que o défice orçamental da Grécia tinha sido, em 2009, de 13,6% em vez dos 12,9% estimados até agora. O risco das dívidas grega, portuguesa, espanhola e irlandesa estava já a disparar, mas as coisas complicaram-se ainda mais quando a Moody's cortou a notação da dívida grega, alertando que o mais provável é que venham novos cortes a caminho.

Moody's corta rating grego e não afasta nova descida

Spread da dívida nacional bate recorde com tragédia grega

Estamos mais sujeitos ao «contágio grego»

Em resultado, o ASE, principal índice da bolsa grega, liderou as quedas na Europa, deslizando 3,9%. A bolsa portuguesa foi a que seguiu mais de perto o trambolhão do mercado grego e o PSI20 recuou também 2,57%.

A vizinha Espanha, também cada vez mais incluída nas chamadas «economias periféricas da Europa» e das mais contagiadas pela situação grega, dado o seu elevado défice orçamental, viu também o índice IBEX cair 2,19%.

Em Itália, o FTSE MIB caiu também 1,86%. Com quedas menores, o CAC francês, o DAX alemão e o FTSE inglês, que deslizaram, respectivamente, 1,33%, 0,87% e 0,88%.

Do outro lado do Atlântico, os mercados norte-americanos não escapam à epidemia e também estão a ser contagiados. O Dow Jones cai 0,8% e o Nasdaq 1,03%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados