Optimismo eleva preços do petróleo acima dos 95 dólares - TVI

Optimismo eleva preços do petróleo acima dos 95 dólares

Nova fuga de petróleo no Golfo do México (EPA/TRANSOCEAN)

Actividade industrial nos países desenvolvidos e mau tempo nos EUA estão a dar confiança aos investidores

Relacionados
Os preços do petróleo estão esta terça-feira em alta, perto dos máximos de 2008 atingidos nos últimos dias. A dar força aos preços do «ouro negro» está o optimismo em torno da actividade industrial dos países desenvolvidos, ao mesmo tempo que o mau tempo que se faz sentir nos Estados Unidos faz aumentar a procura de combustíveis para aquecimento.

Analistas e investidores estão confiantes na aceleração da actividade industrial dos EUA e Europa em Dezembro, um ritmo a que se alia a desaceleração do crescimento de economias como a da China e da Índia para níveis mais sustentáveis. Indicadores que deixam antever que a retoma global está a ganhar força.

Além disso, o frio que enregelou os norte-americanos arrasou as reservas de crude, que agora se espera que tenham caído 1,7 milhões de barris na semana passada, de acordo com a poll de analistas da Reuters. O Departamento de Energia divulga as estatísticas amanhã à tarde, depois de, ainda hoje, o Instituto Americano do Petróleo divulgar o seu relatório.

Assim, em Nova Iorque, o barril de crude avança 0,03%, para os 91,58 dólares.

Em Londres, o barril de Brent, que serve de referência para Portugal, está a subir 0,35% para os 95,17 dólares (depois de ontem ter tocado os 96 dólares, máximos de dois anos).
Continue a ler esta notícia

Relacionados