S&P: «Euro-obrigações terão rating igual ao da Grécia» - TVI

S&P: «Euro-obrigações terão rating igual ao da Grécia»

Ecofin: reunião ministros das Finanças

Casa de notação financeira ameaça colocar em categoria especulativa eventuais obrigações de dívida pública europeia

Relacionados
A agência de notação financeira Standard and Poor`s (S&P) ameaça colocar em categoria especulativa eventuais obrigações de dívida pública que os Estados da Zona Euro venham a emitir em conjunto, as chamadas euro-obrigações ( eurobonds, no original).

«Se tivéssemos uma obrigação europeia garantida a 27 por cento pela Alemanha, a 20 por cento por França e a dois por cento pela Grécia, a notação de risco [o rating] seria, nesse caso de «CC», ou seja, a notação da Grécia», disse Moritz Krämer, chefe da divisão europeia da S&P, citado pelo jornal alemão «Frankfurter Allgemeine Zeitung».

Segundo Moritz Krämer, qua falava numa conferência na Áustria no passado fim-de-semana, este raciocínio aplica-se no caso das euro-obrigações serem garantidas em comum pelos estados da moeda única.

«O que pode acontecer é que sejam estruturadas de forma diferente», disse ainda Moritz Krämer que insistiu que, de qualquer das formas, não cabe às agências de rating ajudar a estruturar os produtos, segundo jornal alemão.

A emissão de euro-obrigações como resposta à crise de dívida soberana tem vindo a ser cada vez mais discutida no seio da moeda única, mas as resistências à ideia são grandes, em especial por parte da Alemanha.
Continue a ler esta notícia

Relacionados