Receita fiscal alemã cresce pela 1ª vez em mais de um ano - TVI

Receita fiscal alemã cresce pela 1ª vez em mais de um ano

Sarkozy e Merkel

Aumento foi de 4,4% para 37,2 mil milhões de euros

Relacionados
A receita fiscal alemã cresceu pela primeira vez em mais de um ano. O anúncio foi feito esta quinta-feira pelo ministério alemão das Finanças. Isto numa altura em que a Alemanha se vê a braços com ajudas extraordinárias à Grécia e ao fundo de apoio aos países mais endividados da Zona Euro, no caso de soar o alarme.

Alemanha vai propor travão à dívida para toda a Zona Euro

As receitas da economia liderada por Angela Merkel cresceram 4,4% para 37,2 mil milhões de euros. É a primeira vez desde Janeiro do ano passado, segundo um relatório mensal do ministério, citado pela agência Lusa.

A maior economia da zona Euro escalou 0,2% nos primeiros quatro meses deste ano. E o Governo prevê um crescimento de 1,4% para o conjunto de 2010.

No entanto, as receitas fiscais caíram 2,6% nos primeiros quatro meses do ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

«As consequências da crise irão, mesmo assim, fazer-se sentir nas receitas do Estado durante anos. As receitas fiscais só em 2013 é que vão voltar aos níveis de 2008», afirmou o secretário de Estado alemão das Finanças, Hans Bernhard Beus, citado no relatório governamental.

O governo alemão espera encaixar, ainda este ano, 510,3 mil milhões de euros em receitas fiscais. Ainda assim, menos 2,6% do que no ano passado.
Continue a ler esta notícia

Relacionados