Alemanha proíbe «naked short selling» a partir da meia-noite - TVI

Alemanha proíbe «naked short selling» a partir da meia-noite

Cimeira do G8 em Áquila

País pretende travar especulação sobre dívida pública europeia

Relacionados
A Alemanha vai proibir, a partir da meia-noite, o chamado naked short selling, ou seja, a venda de títulos sem ser preciso detê-los em carteira, sobre acções e Obrigações do Tesouro da Zona Euro.

A notícia está a ser avançada pela Deutsche Press-Agentur, mas também pela Reuters, segundo a qual a reguladora alemã dos serviços financeiros, a BaFin, vai proibir esta prática.

«A proibição do naked short selling será efectiva a partir da meia-noite», disse ao «The Wall Street Journal» Norbert Barthle, porta-voz do departamento do orçamento do CDU, o partido actualmente no poder. Barthle adiantou ainda a decisão apenas será comunicada amanhã de manhã pela chanceler alemã, Angela Merkel, à câmara baixa do Parlamento.

Há já algum tempo que um maior controlo sobre este tipo de instrumento financeiro estava a ser estudado, não só pelo Conselho de Estabilidade Financeira, do G20, mas também pelas autoridades europeias. Angela Merkel e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, têm repetidamente defendido o controlo da especulação em matéria de dívida pública, acusando mesmo os especuladores de terem desempenhado um papel activo e decisivo na crise da Grécia.

O naked short selling pretende evitar que os investidores tenham o encargo financeiro de adquirir dívida pública quando apostam que a mesma vai cair.
Continue a ler esta notícia

Relacionados