Aplicações para «smartphones» já são negócio milionário - TVI

Aplicações para «smartphones» já são negócio milionário

Palm Pixi

«Download» de jogos para telemóveis vai dar este ano mais de 4 mil milhões de euros às empresas. Apple, Google, Nokia, Microsoft e RIM continuam imparáveis

Relacionados
As aplicações para smartphones e tablets já são uma moda deste Verão. Os utilizadores não param de fazer downloads de jogos, de notícias, redes sociais, mas também querem ter acesso a informações sobre finanças.

Actualizados a cada segundo que passa, os consumidores estão a dinamizar este negócio, já milionário, de companhias como a Apple, o Google, a Nokia, a Microsoft e a RIM.



Só no ano passado o número de downloads superou os 2.400 milhões, segundo a consultora ABI Research, citada pelo jornal «Cinco Días». E este ano, a consultora Gartner calcula que os jogos para telemóveis vão ser responsáveis por 5.600 milhões de dólares (4.344 milhões de euros) do dinheiro arrecadado pelas empresas que desenvolvem aplicações. Este número representa uma subida de 19%, em relação ao valor contabilizado no ano passado.

Downloads imparáveis motivam abertura de lojas online

As expectativas são optimistas para e evolução do negócio até 2013, ano em que se prevê que as descargas de aplicações, de jogos ou de outros temas, superem a barreira dos 7 mil milhões. Tudo aponta para que um ano depois, o mercado mais direccionado para os jogos adaptados a telemóveis represente 11.400 milhões de dólares de facturação.

Um cenário que está a apressar a abertura de lojas online por parte das empresas para que os utilizadores descarreguem directamente as aplicações, muitas delas gratuitas. Exemplo disso é a App Store, da Apple, que conta com uma oferta de 225 mil aplicações diferentes e conta já com 5 mil milhões de downloads efectuados em apenas dois anos.

A Google também quer marcar posição e tem 65 mil aplicações disponíveis. A RIM conta com 6 mil e a Nokia com 10 mil conteúdos (aplicações e serviços). A Microsoft está mais atrás, com uma oferta de 1.580 aplicações.
Continue a ler esta notícia

Relacionados