Barclays condenado por erros de aconselhamento - TVI

Barclays condenado por erros de aconselhamento

Barclays

Banco britânico foi condenado, pelo regulador, a pagar uma multa de 9,2 milhões de euros por erros de aconselhamento em fundos de investimento

Relacionados
O regulador bancário britânico anunciou esta terça-feira que condenou o banco Barclays a pagar uma multa de 7,7 milhões de libras (9,2 milhões de euros) e indemnizações de 60 milhões por violação do dever de informação a investidores em fundos de risco, informa a Lusa.

A multa «é a mais elevada aplicada até hoje por falhanços nos serviços da banca de retalho», disse em comunicado a Autoridade de Serviços Financeiros (FSA, na sigla em inglês), que obrigou o Barclays a compensar as perdas dos clientes, num valor global de 60 milhões de libras.

Entre Julho de 2006 e Novembro de 2008, o Barclays vendeu os dois fundos a cerca de 12.300 clientes, na maioria reformados ou prestes a ir para a reforma, que investiram no total cerca de 692 milhões de libras (825 milhões de euros).

Segundo a FSA, o banco «falhou nas suas obrigações ao não ter assegurado que os fundos estavam alinhados com os objectivos» dos clientes que, na maioria, queriam assegurar rendimentos antes da reforma.

O regulador apontou também «outros erros graves», incluindo deficiências nos prospectos e outros documentos, que não «explicavam claramente os riscos envolvidos» e a falta de formação aos funcionários que vendiam os fundos para assegurar que estes «explicavam de forma adequada os riscos associados».

O banco já pediu desculpa e disse que estava determinado «a corrigir a situação».
Continue a ler esta notícia

Relacionados