BCE aumenta compra de obrigações da Zona Euro - TVI

BCE aumenta compra de obrigações da Zona Euro

Jean-Claude Trichet - EPA/BORIS ROESSLER

Banco adquiriu o dobro do valor que tinha comprado na semana anterior

O Banco Central Europeu anunciou esta segunda-feira que comprou, na passada semana, 13,3 mil milhões de euros de dívida soberana dos países da Zona Euro, o dobro do valor que tinha comprado na semana anterior.

Na semana que terminou a 29 de Agosto, o BCE comprou 6,65 mil milhões de euros em obrigações. O banco central, seguindo a sua política habitual, não revelou os países aos quais comprou dívida soberana.

O BCE já acumulou 129 mil milhões de euros desde que o BCE começou a comprar dívida pública dos países da Zona Euro, no início de 2010, num esforço para reduzir a pressão sobre a dívida dos países da moeda única europeia.

Em Agosto, o banco voltou a ir ao mercado comprar dívida, quando Itália e Espanha começaram a sentir as pressões dos investidores, que levaram os juros das respectivas dívidas públicas para máximos considerados insustentáveis.

O BCE tem vindo a pressionar os governos da Zona Euro para que assumam mais responsabilidades na crise de dívida europeia, que já obrigou aos resgates de Portugal, da Irlanda e da Grécia.

O presidente do BCE, Jean-Claude Trichet, considerou como «imperioso» reforçar os mecanismos de controlo e defendeu uma gestão «confederal» das finanças na zona da moeda única.

Com os mercados preocupados com o estado das finanças públicas gregas, depois da missão da troika que avalia o programa de reforma e austeridade grego ter dito que Atenas tem que fazer mais para reduzir o défice, Trichet apelou também hoje para a necessidade «imediata e imperativa» de reforçar os mecanismos de vigilância orçamental na Zona Euro.
Continue a ler esta notícia