BCE deixa «mensagem firme» a Portugal - TVI

BCE deixa «mensagem firme» a Portugal

Jean-Claude Trichet [Miguel A. Lopes/Lusa]

Jean-Claude Trichet aconselha «reformas estruturais» nos países mais endividados. Portugal está nesse grupo

Relacionados
[Notícia actualizada às 18h00]

O BCE vai manter as ajudas à banca até pelo menos Abril do próximo ano e logo os juros da dívida pública portuguesa começaram a dar sinais de alívio. Mas deixou um recado aos países mais endividados, incluindo Portugal.

«Para todos países, é extremamente importante fundamentar decisões que permitam atingir as metas do défice em 2011. Esta é uma mensagem muito firme para todos os países e, claro, também para Portugal», cita a Bloomberg.

Jean-Claude Trichet fez questão de sublinhar que os países mais endividados e que têm reflectido uma perda de competitividade devem «implementar rapidamente reformas substanciais e de longo prazo para melhorar as perspectivas de um crescimento mais sustentável».

«As reformas estruturais são particularmente necessárias naqueles países que têm revelado uma perda de competitividade ou que estejam a deparar-se com défices fiscais altos e défices externos». Portugal está incluído neste grupo de países, pelo que o aviso também se destina às autoridades portuguesas.

«Todos os países da Zona Euro deveriam perseguir estratégias de consolidação ambiciosas e credíveis durante vários anos e implementar amplamente as medidas de ajuste fiscal necessárias, enquanto se mantêm preparados para corrigir qualquer deslize nos objectivos fiscais anunciados».

Jean-Claude Trichet disse ainda que, para responder ao crédito, «onde seja necessário, é essencial que os bancos tenham capacidade de fortalecer ainda mais as suas bases de capital ou aproveitar ao máximo as medidas de apoio governamentais quando delas necessitem para uma recapitalização».

Entretanto, vários operadores de mercado disseram à agência Reuters que o BCE poderá estar no mercado a comprar dívida portuguesa e irlandesa.

BCE mantém juros no nível mais baixo de sempre
Continue a ler esta notícia

Relacionados