BPI: lucro terá descido 3,3% para 86 milhões - TVI

BPI: lucro terá descido 3,3% para 86 milhões

BPI

Analistas dizem que banco enfrenta «fraca» dinâmica de resultados desde 2008

Relacionados
O lucro do BPI deverá ter caído 3,3% no primeiro semestre, face igual período de 2009, para 86,1 milhões de euros, segundo a média das estimativas de três casas de investimento contactadas pela agência Lusa.

As estimativas apontam para que o BPI, que divulga resultados na quinta-feira, apresente um lucro entre 81,2 milhões de euros e 89,6 milhões de euros, ou seja, uma média de 86,1 milhões de euro.

No primeiro semestre do ano passado, o lucro do BPI atingiu os 89 milhões de euros.

«Apesar do esforço de repricing, acreditamos que os custos mais elevados de funding (principalmente devido à canalização de recursos para instrumentos de dívida ¿ que tipicamente têm spreads mais elevados) e volumes deprimidos deverão penalizar as margens» refere a analista do Millenniumbcp Cintia Barbas.

«Em Angola as margens deverão igualmente estar sob pressão, uma vez que o BPI tem perdido quota de mercado, e devido à vontade que o banco tem demonstrado em não agravar o custo do risco de crédito», acrescentou.

Para André Rodrigues, analista do Caixa Banco de Investimento (Caixa BI), o grande desafio para o BPI «está relacionado com a capacidade para potenciar as suas receitas core no actual contexto adverso».

O analista salienta que o BPI enfrenta uma «fraca» dinâmica de resultados desde 2008.

André Rodrigues chama ainda a atenção para dois temas que deverão marcar as próximas semanas para o sector financeiro: a divulgação dos testes de resistência (stress) à banca europeia, que terá lugar na sexta-feira, e o «risco regulatório».

O BPI é um dos quatro bancos portugueses, a par do BES, Caixa Geral de Depósitos (CGD) e BCP, que fará os testes de stress.
Continue a ler esta notícia

Relacionados