BPN reduz prejuízos para metade - TVI

BPN reduz prejuízos para metade

BPN

Banco reduziu perdas em 42% no primeiro semestre do ano

Relacionados
O Banco Português de Negócios (BPN) reduziu em 41,9% os prejuízos no primeiro semestre do ano, face ao mesmo período de 2009, avançou esta sexta-feira a instituição.

Os resultados líquidos consolidados do grupo do banco nacionalizado em 2008 apresentam, nos primeiros seis meses deste ano, prejuízos de 38,9 milhões de euros, face às perdas de 67 milhões de euros registadas no primeiro semestre do ano passado.

«A melhoria na captação de recursos de clientes e concessão de crédito, a par das poupanças de custos obtidas, contribuíram para a recuperação verificada, sendo de destacar ainda os resultados em operações financeiras», explica o Grupo BPN em comunicado.

Em comparação com o primeiro semestre de 2009, o grupo aumentou em 1,8% o total de recursos de clientes captados, para 3.265,3 milhões de euros, com os depósitos a prazo a subir 7,2%.

Com a margem financeira das operações do banco a diminuir 12,3% situando-se nos 34,1 milhões de euros, o produto da actividade caiu também 9,8%, para os 80,6 milhões de euros no final do primeiro semestre de 2010.

Ao todo, o grupo BPN - que o Governo se prepara para privatizar - emprestou no semestre um total de 7.181,5 milhões de euros, mais 3,9% do que entre Janeiro e Junho do ano passado.

O BPN registou ainda nos primeiros seis meses do ano uma quebra de 15,6% nos custos operacionais, o que se traduz, «numa poupança de 17,4 milhões de euros».

«O activo líquido do Grupo BPN atingiu os 7.465,1 milhões de euros e os capitais próprios registavam valores em linha com os do início do ano, situando-se agora num valor negativo de 2.040,4 milhões de euros», acrescenta o grupo.

O Governo já disse que a venda do BPN - sobretudo dos activos da banca de retalho - será feita por concurso público, um processo que deverá estar concluído até ao final do ano.
Continue a ler esta notícia

Relacionados