Brisa vende 15 milhões de acções da brasileira CCR por 300 milhões - TVI

Brisa vende 15 milhões de acções da brasileira CCR por 300 milhões

Estradas

Concessionária anunciou em Junho intenção de alienar participação de 16,35% na CCR em duas fases

A Brisa, concessionária portuguesa de auto-estradas, vendeu 15,1 milhões de acções da brasileira CCR-Companhia de Concessões Rodoviárias, encaixando 300 milhões de euros, segundo uma informação da empresa à Comissão do Mercado de valores Mobiliários (CMVM).

Numa informação enviada ao regulador da bolsa, a Brisa afirma que, ao abrigo do mandato que concedeu ao Banco Santander, este promoveu quinta-feira, através da Bovespa [Bolsa de Valores do Estado de São Paulo], a venda de 15,1 milhões de acções da CCR, «ao preço unitário de aproximadamente 46 reais, a qual, ao câmbio de hoje, corresponde a uma transacção de cerca de 300 milhões de euros».

Em Junho último, a Brisa anunciou a intenção de alienar a sua participação de 16,35% na CCR em duas fases.

A primeira tranche, de seis por cento do capital da brasileira CCR, ocorreu nesse mesmo mês, encaixando a concessionária portuguesa cerca de 430 milhões de euros (correspondentes a 990 milhões de reais).

Os compradores dessa primeira operação foram os restantes accionistas de referência da brasileira CCR, nomeadamente a Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa e Soares Penido.

Concluída a venda, o grupo português deixa de ser accionista da CCR, uma posição que detinha desde 2001, quando investiu cerca de 183 milhões de euros.

O objectivo da Brisa ao vender a sua posição accionista na CCR é o de reduzir a sua dívida líquida, estimando um encaixe total com a operação CCR da ordem dos 1,2 mil milhões de euros.
Continue a ler esta notícia