CP retoma greve parcial esta sexta-feira - TVI

CP retoma greve parcial esta sexta-feira

Greve na CP

Impacto sente-se já esta noite

Os maquinistas da CP voltam esta sexta-feira à greve de manhã, nos suburbanos de Lisboa e Porto e à tarde, nos regionais e longo curso, mas o impacto da paralisação começa já esta noite.

Segundo disse à Lusa a porta-voz da empresa, a greve parcial decorrerá nos dias 1, 8 e 15 de Abril, entre as 05h00 e as 08h00 (nos comboios urbanos de Lisboa e Porto) e entre as 17h30 e as 20h30 (no longo curso - Alfa Pendular e Intercidades - e nos regionais).

O tribunal arbitral decretou serviços mínimos, «mas só para os comboios urbanos e para o longo curso, para os serviços regionais não», afirmou Ana Portela.

O impacto da paralisação começará, contudo, a fazer-se sentir já ao final da noite de hoje: «Na zona de Lisboa, a partir das 23h00 já não há nenhum comboio e, no Porto, as perturbações com mais incidência começam entre as 21h00 e as 22h00», disse.

Isto porque, explicou, «nestas greves, quando a escala de um maquinista implica turnos que venham a cruzar-se com o período de greve, ele já não entra ao serviço».

Para sexta-feira, a CP antecipa «supressões várias durante o dia»: «De manhã prevemos que na CP Lisboa e Porto só circulem mesmo os serviços mínimos. Na CP regional as perturbações começam às 12h00 e na CP longo curso às 11h30», disse Ana Portela.

No caso dos serviços regionais, como não foram decretados serviços mínimos, entre as 17h30 e as 20h30 «não deve haver comboios a circular».

De acordo com a empresa, a reposição do serviço começará «a ser feita gradualmente» ao longo do dia, prevendo-se que «a partir das 13h00/14h00 o serviço nos comboios urbanos da CP Lisboa e Porto esteja mais ou menos regularizado».

Já nos comboios regionais e de longo curso, a retoma do serviço far-se-á apenas no sábado e só deverá estar totalmente normalizada pelas 15h00, já que, «como são comboios de mais largas distâncias, ainda há mais perturbações».
Continue a ler esta notícia