EDP vai investir 269 milhões no Brasil até 2015 - TVI

EDP vai investir 269 milhões no Brasil até 2015

António Mexia

Maior fatia do investimento será direcionada para projetos de produção de eletricidade

Relacionados
A EDP Brasil vai investir cerca de 700 milhões de reais (269 milhões de euros) no Brasil nos próximos três anos, um valor abaixo do registado nos últimos anos, anunciou esta terça-feira a empresa no Dia do Investidor, no Porto, noticia a Lusa.

António Mexia, presidente da empresa, referiu que, para o Brasil, a estratégia é «um crescimento sustentável e com boa remuneração» e sublinhou que, ao longo de 15 anos de presença da EDP no país, «nunca estivemos muito excitados nem muito deprimidos».

«Uma das chaves para estar num mercado como o Brasil é a paciência», disse Mexia.

A maior fatia do investimento no Brasil será direcionada para projetos de produção de eletricidade, e menos para a distribuição.

A EDP espera que a Energias do Brasil, subsidiária do grupo deverá crescer em média até 2015 cerca de 2 mil milhões de reais (767,4 milhões de euros) por ano, beneficiando de «um portfolio integrado de ativos e de contratos de aquisição de energia».

O presidente da EDP recordou que, desde que a empresa está no Brasil, investiu 5,9 mil milhões de reais (2,3 mil milhões de euros) e pagou em dividendos aos acionistas 1,8 mil milhões de reais (691 milhões de euros), sendo que «mais de 60 por cento da Oferta Pública de Venda (IPO) foram devolvidos como dividendo».

Considerando os projetos ainda em desenvolvimento, António Mexia fez questão de frisar que a capacidade instalada de geração de energia da EDP no Brasil aumentou cinco vezes desde o IPO.
Continue a ler esta notícia

Relacionados