Empréstimos do BCE à banca nacional sobe 4% - TVI

Empréstimos do BCE à banca nacional sobe 4%

Banqueiros CGD, BES, BPI, BCP e Santander

Só no último mês, o banco central emprestou 46 mil milhões de euros aos bancos portugueses

Os empréstimos do Banco Central Europeu à banca nacional subiram 4% em Agosto, face ao mês anterior. No total, o BCE emprestou 46 mil milhões de euros aos bancos só no último mês, revela o Banco de Portugal.

Mesmo assim, este valor ficou abaixo do recorde, atingido há um ano, quando a instituição liderada por Jean-Claude Trichet concedeu um empréstimo de 49,1 mil milhões de euros aos bancos portugueses.

Os receios dos investidores quanto às contas públicas e o elevado défice nacionais «expulsaram» a banca do sistema interbancário e tornaram o BCE a única fonte externa de liquidez dos bancos.

Dos 78 mil milhões de euros do pacote de resgate a Portugal, 12 mil milhões estão reservados para possíveis necessidades de recapitalização dos bancos que tentam, a todo o custo, evitar recorrer a este montante. Uma decisão que, para muitos analistas, parece inevitável.

Os bancos estão ainda obrigados a criar uma «almofada» de 9,2 mil milhões de euros para resistir, com maior segurança, a cenários adversos, além de terem de fechar 2011 com um core tier 1 de 9% e de 10% até final de 2012.

Esta segunda-feira, a troika vem a Portugal avaliar, precisamente, a saúde dos oito principais bancos portugueses, obrigados a cortar o acesso ao crédito e a investir noutras fontes de financiamento para fazer face à crise.
Continue a ler esta notícia