Escândalo Libor: afinal são 5 mega bancos investigados - TVI

Escândalo Libor: afinal são 5 mega bancos investigados

Taxas de juro

Barclays e do Crédit Agricole, HSBC, Deutsche Bank e Société Générale estão a ser escrutinados

As relações entre funcionários do Barclays e do Crédit Agricole, HSBC, Deutsche Bank e Société Générale estão a ser investigadas no âmbito do escândalo de manipulação da taxa de juro interbancária Libor, avnaça o «Financial Times».

Ao citar fontes próximas do processo, o jornal refere que as entidades reguladoras estão a analisar provas de relações entre os traders dos quatro bancos e o antigo trader do Barclays Philippe Moryoussef.

No mês passado, o banco Barclays, com sede em Londres, admitiu que conspirou para manipular a Libor entre 2005 e 2009 e os seus máximos responsáveis indicaram que as entidades reguladoras sabiam das suas atividades, mas não fizeram muito para as impedir, escreve a Lusa.

As revelações culminaram com a demissão do presidente e diretor geral do Barclays e a aplicação de uma multa ao banco de cerca de 360 milhões de euros.

A Câmara dos Comuns britânica vai criar uma comissão de inquérito parlamentar para analisar a questão e o Gabinete britânico de Luta contra o Crime Financeiro prepara-se para abrir uma investigação criminal.

A Comissão Europeia também iniciou uma investigação sobre as principais taxas interbancárias do mercado.

O Secretário norte-americano do Tesouro, Timothy Geithner, declarou na quarta-feira que os EUA vão realizar uma reforma «sólida e credível» da Libor.

A Libor é uma taxa de juro interbancária fixada diariamente em Londres sob a supervisão da Associação dos Banqueiros.
Continue a ler esta notícia