Europa confia em Portugal, mas quer saber mais sobre reformas - TVI

Europa confia em Portugal, mas quer saber mais sobre reformas

Jean-Claude Juncker, Durão Barroso e Jan-Peter Balkenende

Presidente do Eurogrupo acredita nos objectivos orçamentais portugueses. Caso irlandês é diferente

[Notícia actualizada às 8h15]

O presidente do Eurogrupo disse esta terça-feira, no Luxemburgo, que confia que Portugal vai reduzir o défice para 4,6%, aplaudiu a ambição portuguesa e acredita que o Orçamento do Estado para 2011 vai ser cumprido. Contundo, Jean-Claude Juncker convidou Lisboa a «precisar melhor» as reformas em curso que irão permitir o crescimento da economia.

Ajuda: Irlanda inicia consultas com FMI e BCE

«Confiamos na capacidade do Governo português de fazer adoptar o Orçamento para 2011, que foi negociado com o principal partido da oposição, e de tomar as medidas apropriadas para respeitar o objectivo do défice em 2011», disse Jean-Claude Juncker, no final de uma reunião dos ministros das Finanças dos países da Zona Euro.

Jean-Claude Juncker disse esta noite que os «desafios portugueses são muito diferentes daqueles que a Irlanda enfrenta» e que o sector bancário nacional é «relativamente resiliente e saudável» e sublinhou que Teixeira dos Santos deixou claro que não pretende pedir ajuda ao fundo europeu.

Em relação ao défice português, Juncker considerou que o Governo tomou medidas «ousadas» no que respeita à consolidação orçamental. Recorde-se que Portugal apresentou um Orçamento restritivo, comprometendo-se a passar de um défice orçamental de 7,3 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2010, para 4,6 em 2011 e 3,0 em 2012.

Já sobre o caso irlandês, Juncker admitiu que a Irlanda está já a trabalhar com a Comissão Europeia, BCE e FMI para resolver os problemas no sector da banca. A «intensificação» destas negociações podem ser encaradas, disse ainda o presidente do Eurogrupo, como «uma preparação para um programa de ajuda à Irlanda», e que «este possa ser usado assim que necessário».
Continue a ler esta notícia