Google+ passa Facebook na satisfação dos utilizadores - TVI

Google+ passa Facebook na satisfação dos utilizadores

Google (EPA/OLIVER BERG)

Inquérito nos Estados Unidos deixa maior rede social do mundo mal colocada

O Google+ é o site social que mais satisfaz os consumidores norte-americanos, a par da Wikipedia. O Facebook é de longe a rede social com mais utilizadores, mas é aquela de que menos gostam, de acordo com o American Customer Satisfaction Index (ACSI), agora divulgado.

O inquérito, que analisa as escolhas de milhares de consumidores norte-americanos e não mede a adesão mas a satisfação, atribui ao Google+ 78 em 100 pontos, contra 61 do Facebook. Uma avaliação subjetiva entre duas redes sociais com dimensões muito diferentes: o Facebook tem 900 milhões de utilizadores ativos, o Google+, uma rede social que tem apenas um ano de existência, conta cerca de 100 milhões.

A queda do Facebook foi de oito por cento em relação ao ano anterior e o ACSI nota que a empresa de Mark Zuckerberg está entre as cinco menos cotadas das 230 que analisa, nas várias áreas do consumo.

«De acordo com o relatório, o bom registo do Google+ é resultado da ausência de publicidade tradicional e do que é visto como um produto móvel de qualidade superior», diz o comunicado do ACSI que divulga os resultados: «As forças do Google+ podem ser as fraquezas do Facebook, onde os utilizadores se queixam da publicidade e de preocupações de privacidade. No entanto, as queixas mais frequentes relativas ao Facebook, são mudanças no interface do utilizador, mais recentemente a introdução do Timeline.»

Entre os «social media» analisados pelo Índice de Satisfação dos Consumidores a Wikipedia volta a surgir no topo, pelo terceiro ano seguido. Este ano tem a companhia do Google+ e, a fechar o pódio, surge o Youtube, com 73 pontos em 100.

O Pinterest, outro site em rápida ascensão, é quarto, com 69 pontos. Depois vem o Twitter, com 64, e a seguir o Linkedin, com 63. O MySpace já não aparece com dimensão suficiente para entrar nesta lista.

Este Índice, que foi fundado na Universidade do Michigan e é atualmente conduzido por uma empresa privada, é um dos grandes indicadores sobre consumo e satisfação nos Estados Unidos.
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