Governo aprova venda da ANA a 100% - TVI

Governo aprova venda da ANA a 100%

Parte da privatização será dirigida «exclusivamente a trabalhadores»

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira o processo de privatização da ANA - Aeroportos de Portugal, «mediante a alienação das ações representativas de até 100%» do capital social da empresa.

«A alienação efetuar-se-á através de uma operação de venda, por negociação particular, a um ou mais investidores, nacionais ou estrangeiros, individualmente ou em agrupamento (...) e através de uma operação de oferta pública de venda dirigida exclusivamente a trabalhadores da ANA e de sociedades direta ou indiretamente detidas pela ANA», lê-se no comunicado do Conselho de Ministros.

Aos trabalhadores da empresa ficarão destinados um máximo de 5 por cento das ações para os eventuais interessados na sua compra.

De acordo com a secretária de Estado do Tesouro e das Finanças, o Governo «sabe que há diversos investidores interessados na privatização» da ANA, embora as «intenções eventuais» não tenham sido ainda formalizadas.

«Não estamos ainda na fase de formalização [das propostas]», sublinhou Maria Luís Albuquerque.

O Barclays Capital, o Banco Espírito Santo de Investimento, o Citi Bank e o Crédit Suisse serão os assessores financeiros no processo de privatização da ANA.

PS exige dados financeiros do aeroporto do Porto

Entretanto, os deputados socialistas da Assembleia da República eleitos pelo Porto vão exigir ao ministro da Economia que revele as «contas autónomas» do aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto.

«Os deputados do PS/Porto vão exigir esclarecimentos ao ministro da Economia relativos às contas do aeroporto», afirmou José Luís carneiro, que hoje participou na sessão de encerramento de um debate sobre aquela infraestrutura aeroportuária no âmbito da privatização da ANA.

Segundo José Luís Carneiro, «exige-se clareza sobre as contas da operação do aeroporto do Porto».

O socialista adiantou que serão ainda solicitados ao Governo esclarecimentos sobre «o modo como pretende envolver as autarquias do Norte e atores empresariais no modelo de privatização da ANA».

Nesta sessão, o presidente da concelhia do Porto do PS, Manuel Pizarro, acusou o Governo de «total desrespeito pelos cidadãos do Porto¿ e considerou que há ¿o direito e o dever de exigir ao Governo e à ANA transparência».

Em causa está o facto de apenas serem conhecidas as contas globais da ANA, desconhecendo-se os resultados financeiros de cada um dos aeroportos.

Para Pizarro, é preciso conhecer os dados financeiros do aeroporto do Porto para o poder comparar com os outros do país (Lisboa e Faro).

O PS/Porto está «muito preocupado» com a privatização da ANA, uma vez que «o aeroporto do Porto tem um papel fundamental na vida da região». «Não nos deixemos embalar por cantos de sereia».

Pizarro disse que o aeroporto é uma infraestrutura «fundamental para dinamizar as exportações de serviços e de bens transacionáveis» e considerou que o Porto «pode e deve continuar a atrair turismo recreativo e turismo de negócios».

Os socialistas defenderam a autonomia do aeroporto do Porto, tendo Manuel Pizarro afirmado que «lutar» por este objetivo «é lutar pelo Porto e pelo Norte, mas também pelo país».
Continue a ler esta notícia