Governo: revisão do défice deve-se a «alteração de metodologia» - TVI

Governo: revisão do défice deve-se a «alteração de metodologia»

Emanuel dos Santos

INE reviu, este sábado, em alta o défice de 2010 para 9, por cento do PIB

O secretário de Estado do Orçamento, Emanuel dos Santos, declarou, este sábado, que a atualização do défice português de 2010 se deve a uma «alteração de metodologia às contas» e assegurou que o impacto nas contas de 2011 e 2012 será praticamente nulo.



«Trata-se de uma nova orientação do Eurostat que nós naturalmente partilhamos. São alterações que visam tornar as contas completamente transparentes. (...) Não se trata de nova informação, porque ela existe, trata-se de uma alteração de metodologia às contas», disse Emanuel dos Santos à agência Lusa, reiterando que este novo tratamento não vai sobrecarregar os orçamentos de 2011 e 2012.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) reviu, este sábado, em alta o défice de 2010para 9,1 por cento do Produto Interno Bruto (PBI), resultado do impacto de três contratos de parcerias públicas privadas (PPP).

O economista e membro do Conselho Nacional do PSD António Nogueira Leite já reagiu a esta revisão e considerou que a atualização do défice português de 2010 levará a que os próximos anos estejam condicionados pela «incontinência financeira» praticada pelos governos de José Sócrates.
Continue a ler esta notícia