As empresas de distribuição como super e hipermercados registaram um aumento de 4% nas vendas em 2009, facturando 14,8 mil milhões de euros. No mesmo ano, criaram 6.606 postos de trabalho, revelam dados da associação do sector.
A Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED) mostra-se orgulhosa do feito. «Não há muitos sectores em Portugal que possam dizer que criaram emprego em 2009 e que deram estabilidade ao emprego que criaram», afirmou o representante da APED, Luís Reis, na apresentação dos resultados do sector.
No ano passado, os associados da APED representavam assim 8,9% do Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal.
Lojas discount vendem menos
A liderar o segmento em termos de vendas continua a Modelo Continente, do grupo Sonae, seguida do Pingo Doce (da Jerónimo Martins) e grupo Auchan (dono do Jumbo).
Um dos factores que marcou o sector em 2009 foi a queda das vendas das chamadas lojas discount, como o Lidl (-2%) e Minipreço (-1%).
Excluindo o sector alimentar, a lista dos mais vendedores é liderada pela Worten, também da Sonae, com 703 milhões de euros de facturação.
O estudo da APED destaca ainda o crescimento no retalho têxtil, com a C&A a crescer 22%, a Modalfa (também do grupo Sonae) a vender mais 12% e Massimo Dutti mais 8%.
143 novos espaços abriram portas em 2009
Em 2009, as empresas do ramo abriram 143 novas lojas, equivalentes a 207 mil metros quadrados. O Minipreço lidera, tendo atingido os 506 os pontos de vendas. As associadas da APED têm agora 2.580 espaços, 2,6 milhões de metros quadrados de área de venda.
Hipers vendem mais 4% e criam 6.600 postos de trabalho
- Redação
- PGM
- 1 out 2010, 15:23
Lojas do grupo Sonae continuam a liderar vendas em Portugal
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