Hipers vendem mais 4% e criam 6.600 postos de trabalho - TVI

Hipers vendem mais 4% e criam 6.600 postos de trabalho

Compras

Lojas do grupo Sonae continuam a liderar vendas em Portugal

Relacionados
As empresas de distribuição como super e hipermercados registaram um aumento de 4% nas vendas em 2009, facturando 14,8 mil milhões de euros. No mesmo ano, criaram 6.606 postos de trabalho, revelam dados da associação do sector.

A Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED) mostra-se orgulhosa do feito. «Não há muitos sectores em Portugal que possam dizer que criaram emprego em 2009 e que deram estabilidade ao emprego que criaram», afirmou o representante da APED, Luís Reis, na apresentação dos resultados do sector.

No ano passado, os associados da APED representavam assim 8,9% do Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal.

Lojas discount vendem menos

A liderar o segmento em termos de vendas continua a Modelo Continente, do grupo Sonae, seguida do Pingo Doce (da Jerónimo Martins) e grupo Auchan (dono do Jumbo).

Um dos factores que marcou o sector em 2009 foi a queda das vendas das chamadas lojas discount, como o Lidl (-2%) e Minipreço (-1%).

Excluindo o sector alimentar, a lista dos mais vendedores é liderada pela Worten, também da Sonae, com 703 milhões de euros de facturação.

O estudo da APED destaca ainda o crescimento no retalho têxtil, com a C&A a crescer 22%, a Modalfa (também do grupo Sonae) a vender mais 12% e Massimo Dutti mais 8%.

143 novos espaços abriram portas em 2009

Em 2009, as empresas do ramo abriram 143 novas lojas, equivalentes a 207 mil metros quadrados. O Minipreço lidera, tendo atingido os 506 os pontos de vendas. As associadas da APED têm agora 2.580 espaços, 2,6 milhões de metros quadrados de área de venda.
Continue a ler esta notícia

Relacionados