Juncker: entre Portugal e Irlanda há «enormes diferenças» - TVI

Juncker: entre Portugal e Irlanda há «enormes diferenças»

Jean-Claude Juncker, Durão Barroso e Jan-Peter Balkenende

Presidente do Ecofin diz que problemas do sector bancário português não são comparáveis à gravidade dos problemas financeiros da Irlanda

Relacionados
Não há como comparar a Irlanda a Portugal porque existem «enormes diferenças» entre as situações financeiras dos dois países. O aviso foi feito esta segunda-feira pelo presidente do Ecofin que alertou ainda para os «muitos rumores» que estão a abalar a confiança do mercado. Mas que não passam disso mesmo.

«O sector bancário em Portugal não enfrenta os mesmos problemas que o sector bancário irlandês poderá ter de enfrentar», declarou, em entrevista à Bloomberg Television. Jean-Claude Juncker considera que «os irlandeses estão muito conscientes de que qualquer passo em falso poderá facilmente deixar outros países em grandes dificuldades». E aqui, Portugal está na lista das próximas vítimas, aos olhos dos mercados.

No que toca à Irlanda, o também primeiro-ministro do Luxemburgo fez notar que não há qualquer ajuda iminente, até porque Dublin ainda nem sequer solicitou ajuda, pelo que não estará para breve qualquer tipo de acordo.

«Os irlandeses acreditam que podem resolver os seus problemas sozinhos. Não se encontram sequer perto do ponto em que deviam pedir ajuda externa».

Certo é que a Irlanda tem sido alvo de crescentes pressões para recorrer ao fundo de resgate europeu.
Continue a ler esta notícia

Relacionados