Lucros da PT derrapam 94% até Setembro - TVI

Lucros da PT derrapam 94% até Setembro

Presidente executivo da PT, Zeinal Bava

Queda no terceiro trimestre foi ainda maior

Relacionados
A Portugal Telecom registou um lucro líquido acima do esperado no terceiro trimestre, mas os resultados caíram a pique tanto entre Julho e Setembro como nos primeiros nove meses do ano.

A empresa liderada por Zeinal Bava lucrou 333,5 milhões de euros até Setembro, menos 94,1% do que no mesmo período do ano passado, altura em que contabilizou um lucro de 5.617,7 milhões, segundo o comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O resultado líquido dos nove primeiros meses não é, no entanto, comparável com o do período homólogo, já que em 2010 foram contabilizadas mais-valias extraordinárias referentes à venda da Vivo à Telefónica.

Já entre Julho e Setembro, o resultado foi de 105,6 milhões de euros, menos 98% do que no terceiro trimestre de 2010, quando lucrou 5.353,2 milhões.

As contas do trimestre, melhores do que o esperado, tiveram o contributo da brasileira Oi, cujas receitas compensaram a fraqueza dos negócios domésticos. O desempenho em Portugal foi pressionado pelo impacto do clima de austeridade que se vive no país.

As receitas operacionais aumentaram 83,5% para 1.147 milhões no terceiro trimestre, enquanto o EBITDA (lucros antes de impostos, depreciações e amortizações) cresceu 71,3% para 654,2 milhões de euros, excluindo responsabilidades com reformas.

Na contabilização dos primeiros nove meses do ano, as receitas operacionais consolidadas ascenderam a 4.416 milhões de euros, enquanto o EBITDA alcançou os 1.654 milhões de euro, mais 46,5%.

«A 30 de Setembro de 2011, excluindo a consolidação proporcional da Oi e da Contax, a dívida líquida ajustada pelo montante recebido da Telefónica em 31 de Outubro de 2011 e pelo efeito fiscal relativo à transferência dos planos de pensões regulamentares para o Estado Português, ascendeu a 4.151 milhões de euros, a qual reflecte o pagamento de dividendos no valor de 1.118 milhões de euros em 3 de Junho de 2011 (1,3 euros por acção)», lê-se ainda na nota da PT.

Note-se que a maior empresa portuguesa de telecomunicações entrou no capital da Oi no início deste ano e, no segundo trimestre de 2011, passou a consolidar nos resultados os 25% que detém na companhia brasileira.

A Oi já tinha anunciado os seus resultados trimestrais, que desceram para 426 milhões de reais.



Receitas da TMN caem para 930 milhões

As receitas operacionais da TMN caíram 1,1% até Setembro, para 930 milhões de euros.

Esta quebra deve-se a menores receitas de clientes (71 milhões de euros), devido à crise económica, incluindo o aumento do imposto sobre o valor acrescentado (IVA) e do aumento da popularidade dos planos tribais, «em particular aqueles que não exigem mensalidade obrigatória, mas apenas um carregamento obrigatório».

Acresce ainda as menores receitas de interligação (32 milhões de euros), nomeadamente como resultado do impacto negativo da redução das taxas de terminação móvel regulado (24 milhões de euros), e as menores vendas de equipamentos (16 milhões de euros).

«É importante realçar que o terceiro trimestre de 2011 registou uma clara melhoria no desempenho de serviço», nota a PT.
Continue a ler esta notícia

Relacionados