Lufthansa acorda aumento salarial de 4,6% - TVI

Lufthansa acorda aumento salarial de 4,6%

Aviões

Pessoal de cabine chegou a fazer greve em setembro

A companhia aérea alemã Lufthansa chegou a acordo com o sindicato que representa cerca de 18 mil hospedeiras e comissários de bordo, que fizeram greve no início de setembro, reivindicando aumentos salariais.

O acordo, comunicado pela empresa e citado pela Lusa, prevê um aumento salarial médio de 4,6% e, segundo o sindicato do pessoal de cabine UFO, vigora durante dois anos, a partir de 01 de janeiro.

A Lufthansa renunciou também a fazer lay offs (redução temporária dos períodos normais de trabalho ou suspensão temporária dos contratos de trabalho) operacionais até ao fim de 2014.

A companhia e o UFO aceitaram mediar a negociação depois do pessoal de cabine aderir às paralisações que obrigaram, no início de setembro, a cancelar centenas de voos, sobretudo no aeroporto de Frankfurt, a principal placa giratória da Lufthansa e o terceiro maior da Europa.

Inicialmente, o sindicato reivindicava aumentos de 5% e a Lufthansa oferecia 3,6%.

A transportadora aérea está a levar a cabo um duro programa de contenção de custos e já anunciou o fim de 3500 postos de trabalho administrativos, mas no mês passado reportou uma forte subida dos ganhos do terceiro trimestre.

A Lufthansa aceitou também não recorrer a tripulação temporária até 2016.
Continue a ler esta notícia