Mota-Engil: lucros crescem 45% no 1º trimestre - TVI

Mota-Engil: lucros crescem 45% no 1º trimestre

Jorge Coelho

Atingiu os 4,5 milhões de euros

Relacionados
O lucro da Mota-Engil aumentou 45 por cento no primeiro trimestre deste ano, face ao período homólogo, atingindo os 4,5 milhões de euros.

De acordo com o comunicado da empresa emitido na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o resultado líquido da construtora foi de 4,5 milhões de euros atribuíveis ao grupo, apesar de uma redução do volume de negócios de 6%.

O grupo faturou 223 milhões de euros nos primeiros três meses deste ano, tendo o volume de negócios crescido 11,6% para 481 milhões de euros. A ajudar esteve a «boa performance» verificada no mercado de África, que melhorou 46,8%.

Do negócio operado pela construtora, mais de metade (55%) foi conseguido com a atividade internacional, enquanto o mercado português mostrou uma queda.

No que respeita ao EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações), o crescimento no montante de 10,6 milhões de euros, ficou a dever-se, sobretudo, ao crescimento verificado nos mercados de Portugal (4,4 milhões de euros) e de África (6,8 milhões de euros).

A margem EBITDA consolidada, por sua vez, atingiu os 12,9%, nos primeiros três meses, contra os 11,9 por cento em igual período de 2011.

«As margens operacionais têm melhorado nos últimos anos, em grande medida em resultado, por um lado, do dinamismo do processo de internacionalização e da qualidade da carteira que tem vindo a ser angariada nos negócios de engenharia e construção e, por outro, do processo de diversificação de negócios», explica a empresa.

No final de março, a carteira de encomendas da Mota-Engil ascendia a cerca de 3,7 mil milhões de euros, dos quais 2,6 mil milhões de euros em mercados externos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados