Portugueses reclamam mais. Internet no topo das queixas - TVI

Portugueses reclamam mais. Internet no topo das queixas

Dossier Internet

Grande maioria das reclamações recebidas pela ANACOM é sobre serviço de acesso à Internet. TMN, Optimus, ZON e Vodafone estão entre operadores com pior desempenho

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Os consumidores estão cada vez mais insatisfeitos e/ou mais exigentes a cada ano que passa. A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) recebeu mais 5% de reclamações na primeira metade deste ano, em comparação com o mesmo período de 2009. E com as queixas relacionadas com o acesso à Internet à cabeça.

No total, deram entrada naquele regulador 21.333 reclamações entre Janeiro e Junho. TMN, Optimus, ZON e Vodafone estão entre os operadores com pior desempenho em várias áreas, do ponto de vista dos clientes.

«Este crescimento justifica-se, em grande parte, pelo aumento constante do volume de folhas do livro de reclamações. Com efeito, essas folhas constituíram, no primeiro semestre de 2010, cerca de 82% do volume total de reclamações recebidas, sendo que, no sector postal, representaram mais de 98% das reclamações recebidas», revela a ANACOM em comunicado.

TMN, Optimus, ZON e Vodafone com nota negativa

Em linha com os dados dos anos anteriores, a grande maioria das queixas (77%) incidiu sobre o sector das comunicações electrónicas, com o serviço de acesso à Internet a motivar o maior número de reclamações por cada mil clientes (1,36). As comunicações electrónicas estão muito à frente, pela negativa, das percentagens relacionadas com o sector postal (20%) e com a Sociedade de Informação (2,68%).

«No escalão dos operadores mais reclamados, com 2,5 reclamações ou mais por mil habitantes, estão sete empresas: Uniteldata, Radiomóvel, Refer e TMN, pelo serviço fixo de telefone, sendo que no caso da TMN também pela prestação do serviço de acesso fixo à internet».

Mas também a Optimus, a Zon e a Vodafone completam a lista negra, com reclamações sobre o serviço de televisão por subscrição. A Vodafone também figura neste escalão devido ao serviço de acesso fixo à internet e a ZON por causa de reclamações pelo serviço telefónico móvel.
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