PT e Oi a um passo de fechar acordo accionista - TVI

PT e Oi a um passo de fechar acordo accionista

Oi

Contrato deverá ser assinado já na próxima semana

Relacionados
Os accionistas da Oi e da Portugal Telecom estão a um passo de concluir o acordo accionista que prevê a aquisição de 12% do capital da holding Telemar ¿ que controla a Oi ¿ por parte da operadora portuguesa. Nesta operação, há ainda lugar para posições accionistas directas e indirectas em empresas do grupo.

A notícia é avançada pela «Folha de S. Paulo». O jornal diz que tudo aponta para que o contrato seja assinado já na próxima semana. Isto porque as negociações chegaram finalmente a bom porto esta quinta-feira, uma vez que os accionistas da Telemar Norte Leste (a operadora de telefonia do grupo) retiraram a última barreira para o negócio se concretizar.

A assembleia extraordinária dos accionistas aprovou a incorporação da Invitel. A empresa fazia parte da cadeia de controlo da Brasil Telecom, que foi adquirida pela Oi, em Janeiro do ano passado, refere o mesmo jornal.

Desde Julho de 2009 que a PT estava em conversações com aquela operadora brasileira. E apesar de o contrato para fechar definitivamente o negócio devesse ter sido assinado em Dezembro, surgiram alguns obstáculos levantados por três fundos de investimento administrados pela Polo Capital, accionistas minoritários da Oi, que culminaram num recurso apresentado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a questionar a avaliação da Invitel.

A PT vai investir 8,4 mil milhões de reais (quase 3,8 mil milhões de euros). Além da compra de acções da Oi, a operadora vai adquirir 35% do capital de duas empresas privadas controladoras pela companhia brasileira: AG Telecom (grupo Andrade Gutierrez) e LF Tel (grupo Jereissati).

Somando as participações directas e indirectas, a PT ficará com o equivalente a 22,3% da Oi.
Continue a ler esta notícia

Relacionados