Twitter mede temperatura de estados de espírito - TVI

Twitter mede temperatura de estados de espírito

De manhã o humor dos utilizadores do Twitter está acentuado, mas vai diminuindo ao longo do dia. Os fins-de-semana são o «elixir» da boa disposição. Veja as conclusões do estudo publicado na revista «Science».

Relacionados
Os investigadores da Universidade de Cornell, no Estado de Ithaca, em Nova Iorque, Estados Unidos, criaram contas na rede social Twitter, e durante três meses analisaram um total de 509 milhões de mensagens, escritas por 2,4 milhões de pessoas.

Com o objectivo de perceber os estados de espírito dos utilizadores, fizeram corresponder as expressões utilizadas nos chamados tweets, a palavras-chave de um lista utilizado por psicólogos para avaliar o homor positivo ou negativo dos pacientes.

A análise revelou que as pessoas têm tendência a acordar de bom humor, que vai diminuindo ao longo do dia, mas que sobe novamente, a partir da hora de jantar, prolongando-se até à hora de dormir.

Mas desengane-se quem relaciona o mau humor às horas de trabalho. De acordo com o mesmo estudo, esta oscilação de humor regista-se, igualmente, aos fins-de-semana, com o despertar no auge do humor e queda do estado de espírito ao longo do dia. Contudo, no geral, o humor melhora durante os fins-de-semana.

De facto, os dias sem trabalho são os dias mais felizes para os utilizadores do Twitter.

Segundo a análise, grande maioria dos habitantes dos Estados Unidos folga ao sábado e domingo, e o seu humor, tal como reflectido na rede social, acentua-se nesses dias.



À CNN, Michael Macy, sociólogo e co-autor do estudo, dá uma explicação simples: «é possível que ao sermos acordados pelo despertador o nosso ritmo natural seja interrompido, o que não acontece aos fins-de-semana, quando acordamos de forma natural».

Mas o humor pode ainda mudar sazonalmente

A análise da Universidade de Cornell revela que o facto de o dia ser ou não solarengo, não tem tanta influência nas pessoas como a duração dos dias.

À medida que o Verão se aproxima e os dias ficam mais longos, o humor melhora, em média, registando uma queda à medida que se aproximam o Inverno e os dias mais curtos.

Os investigadores registaram estas tendências em utilizadores de 84 países diferentes, sugerindo que existe algo de carácter universal relacionado com os ritmos cardíacos, mas também com factores de stress, como a rotina diária de trabalho, informou Scott Golder, o autor do estudo.

«A cultura interage com os nossos padrões biológicos e produz as mudanças de humor que observámos através de dados do twitter», disse.

Para além da importância social que estes dados representam, Michael Macy, acredita que o estudo representa uma mudança no futuro da investigação neste campo sociológico.
Continue a ler esta notícia

Relacionados