Twitter: utilizadores andam tristes há mais de dois anos - TVI

Twitter: utilizadores andam tristes há mais de dois anos

Twitter mede temperatura de estados de espírito

Estudo revela que crise mundial e morte de Michael Jackson deixam internautas de mau humor

Relacionados
Os utilizadores do Twitter andam cada vez mais tristes. A conclusão é de um grupo de investigadores da Universidade de Vermont, nos Estados Unidos da América que traçaram um gráfico de satisfação dos fãs daquela rede social - desde 2009 que o nível de tristeza dos internautas que frequentam a plataforma não para de aumentar.

De acordo com o relatório «Padrões temporais de felicidade e informação numa rede social», citado pela revista «Time», os níveis de alegria dos utilizadores do famoso Twitter começaram a diminuir, a partir de meados de Abril de 2009 e, desde então têm caído a pique: «Parece que a felicidade está a desaparecer», confirmou Peter Dodds, um dos responsáveis pelo estudo.

As conclusões tiveram por base uma amostra de 48 mil milhões de utilizadores do Twitter, cujos tweets foram analisados por um período de três anos consecutivos, com início em Setembro de 2008.

A equipa de investigadores observou mais de 35 mil milhões de palavras «com sentidos emocionais», que foram depois avaliadas por voluntários que as classificaram numa escala de «felicidade» de 1 a 9 valores - sendo o 1 equivalente ao estado emocional mais infeliz.

Panorama económico afecta humor de utilizadores

Os maiores declínios nos níveis de alegria acontecem depois da divulgação de más notícias na imprensa. Em 2008, por exemplo, depois do colapso financeiro, provocado pela falência do Lloyds Bank, os utilizadores passaram semanas a fio «em depressão». Ainda segundo o relatório, em 2009, notícias como a gripe suína, as mortes do cantor Michael Jackson e do actor Patrick Swayze resultaram numa onda de tristeza «global e continuada» entre os internautas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados