Ulrich: «Pedir mais capital aos bancos é erro histórico» - TVI

Ulrich: «Pedir mais capital aos bancos é erro histórico»

Presidente do BPI critica apelo de Teixeira dos Santos. Ministro pede mais capital à banca

Relacionados
« Pedir mais capital aos bancos é um erro histórico de que mais tarde nos vamos arrepender». Quem o diz é o presidente do BPI, Fernando Ulrich, numa resposta clara ao ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, que esta segunda-feira disse que era necessário reforçar os rácios de capital da banca em Portugal.

Durante a II conferência Reuters-TSF, Fernando Ulrich adianta que discorda de «praticamente tudo» o que o Ministro das Finanças disse. «Se quisermos que a banca seja tão segura, sólida e robusta como o sector eléctrico, então que se aplique o que já se aplica a outros sectores», diz antes de frisar que «com rentabilidade garantida para o accionista, nós levantaremos mais capital».

Ulrich teve tempo ainda para criticar os testes de stress à banca. «Se estes voltarem a correr bem, qualquer dia haverá outros mais exigentes», graceja.

«Dizer que é preciso testes de stress mais exigentes é outro erro. Quando os testes de stress derem sangue, o Estado vai ter que ir atrás dos depósitos. Se continuarem com esta pressão, vão conseguir penalizar esses depósitos», sustenta.

Banca tem de reduzir recurso ao BCE

O responsável defende, contudo, a necessidade de a banca portuguesa reduzir o recurso ao BCE. «A utilização do BCE por parte dos bancos é o indicador em que Espanha está melhor. Desde o Verão, o sistema bancário espanhol conseguiu baixar significativamente a utilização do BCE. Nós nem por isso».

Já quanto à existência de Credit Default Swaps (CDS), Fernando Ulrich é peremptório: «Deviam ser proibidos».
Continue a ler esta notícia

Relacionados